Os gatos estão conquistando cada vez mais espaço no coração e nos lares ao redor do mundo. Hoje, já são mais de meio milhão de gatinhos espalhados por aí, se tornando a companhia preferida de muita gente. Mas apesar de serem animais tão populares, eles ainda guardam segredos e curiosidades que os tornam mais interessantes ainda. De habilidades incríveis e curiosidades fascinantes, é impossível não se surpreender com os felinos. Confira 10 curiosidades que você não faz ideia sobre os gatos!
1) Gatos emitem mais de 100 sons diferentes
Você sabia que o vocabulário dos gatos é extenso? Pouca gente sabe, mas os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes. Ou seja, o vocabulário dos gatos é vasto e muito mais complexo do que você imagina. O miado de gato é com certeza o som mais conhecido, mas eles também podem se expressar vocalmente por meio do ronronar, assobios e uma série de outros sons. Inclusive, tem gente que jura que os gatos são capazes de falar, justamente devido à habilidade que eles têm de emitir uma grande variedade de sons.
2) O tigre é o felino mais parecido com o gato
Os gatos domésticos apresentam uma certa semelhança com os grandes felinos da natureza, como as onças, tigres e leopardos. Mas você sabia que os gatos domésticos compartilham mais características genéticas e comportamentais com os tigres do que com outros felinos? É isso mesmo que você leu. Para se ter uma ideia, os tigres compartilham 95,6% de seu genoma com o gato. Eles também apresentam outras semelhanças, como os olhos adaptáveis, a habilidade de saltar de locais altos e até o hábito de se lamber para fazer a própria limpeza. Por isso, não se assuste se ouvir alguém dizendo que um gato parece tigre, pois eles realmente apresentam certas semelhanças.
3) O cérebro do gato é mais parecido com o humano do que o de cães
Outra curiosidade que pouca gente sabe é que o cérebro dos gatos é mais similar ao humano do que ao cérebro de cachorro. É isso mesmo que você leu! Apesar da semelhança física com os cães, biologicamente falando, o cérebro dos gatinhos é muito mais parecido com o dos humanos. Isso acontece porque os gatos e humanos compartilham a mesma área do cérebro responsável pelas emoções e cognição. Ou seja, os gatinhos sentem e reagem a certos estímulos de forma bem similar aos humanos - talvez seja por isso que eles desenvolvam relações tão fortes com seus tutores.
4) Os gatos correm rápido e saltam muito alto
Todo mundo sabe que os felinos são excelentes caçadores, principalmente devido a velocidade que eles conseguem alcançar durante a caçada. Para se ter uma ideia, um gatinho pode chegar a uma velocidade de 49 quilômetros por hora. A estrutura corporal dos gatinhos é o que permite que sejam tão rápidos assim, já que eles apresentam uma musculatura forte e flexível. Inclusive, é justamente devido a essa anatomia do gato diferenciada que eles conseguem pular tão alto: os gatos são capazes de saltar 5 vezes a sua própria altura.
5) Os gatos veem o mundo de forma diferente
Você sabia que os gatos enxergam o mundo sob outra perspectiva? Pouca gente sabe, mas a visão dos gatos é dual e esférica, o que permite que eles enxerguem o mundo de uma maneira ‘diferente’. Devido a essas características, os gatos conseguem enxergar em ambientes escuros com facilidade e captar muito bem qualquer movimento. No entanto, apesar dessa habilidade, a percepção das cores dos gatinhos é bem diferente da humana: enquanto humanos veem tons vibrantes, os gatos enxergam cores como o verde e o vermelho de forma mais apagada. Ou seja, eles não conseguem enxergar cores tão vivamente quanto nós.
6) A anatomia do gato explica sua flexibilidade
Sem dúvidas nenhuma, uma das características que mais chamam a atenção dos gatinhos é a sua incrível flexibilidade. Os bichanos conseguem se enfiar nos cantinhos mais apertados e reproduzir uma série de posições inimagináveis. Isso acontece devido à própria estrutura corporal da espécie: eles possuem cerca de 53 vértebras na coluna, enquanto os humanos só possuem 37. Tal característica permite que os gatos sejam extremamente flexíveis. Além disso, por não possuírem clavícula, o gato é capaz de passar em qualquer lugar que a sua cabeça consiga entrar.
7) Os gatos escutam melhor que qualquer humano
A audição do gato também é cheia de curiosidades interessantes. A primeira delas é que eles conseguem ouvir sons imperceptíveis à audição humana, pois são capazes de captar sons em frequência de até 65.000Hz, enquanto os humanos conseguem alcançar em torno de 20.000Hz. Ou seja, os gatinhos conseguem ouvir os ultra sons, que são ruídos agudos imperceptíveis aos ouvidos humanos. É por isso que existem vários barulhos que os gatos detestam.
Além disso, a estrutura do ouvido dos gatos é bem desenvolvida: eles têm 32 músculos que controlam o ouvido externo, enquanto os humanos têm apenas 6. Isso permite que os bichanos consigam rotacionar as orelhas em quase 180° graus, o que acaba potencializando sua capacidade auditiva.
8) Os gatos suam pela pata
Uma curiosidade bem interessante sobre os gatinhos é que eles não transpiram como os humanos. Na verdade, eles suam por meio da pata de gato. Ou seja, as glândulas sudoríparas dos gatinhos ficam localizadas nas patas, mais especificamente nas almofadinhas. Essa característica é fundamental para a comunicação felina, já que os gatinhos deixam o seu cheirinho enquanto caminham. Inclusive, graças a essa característica, eles conseguem marcar território com as patas.
9) Os gatos são capazes de prever terremotos
Você sabia que os felinos são extremamente sensíveis às vibrações da Terra? Surpreendentemente, eles conseguem sentir as vibrações das placas tectônicas e mudanças na pressão atmosférica do planeta. É por essa razão que os gatos podem prever coisas que você nem imagina, como a chegada de um terremoto. Especialistas acreditam que um gato é capaz de detectar um tremor cerca de 10 a 15 minutos antes dos humanos.
10) O coração dos gatos é mais acelerado que o dos humanos
Uma curiosidade interessante em relação aos gatinhos é que o coração deles é bem mais acelerado que o nosso. Enquanto o coração dos humanos bate entre 60 e 100 vezes por minuto, o coração deles pode bater entre 140 a 220 vezes por minuto. Ou seja, o órgão trabalha em um ritmo muito mais acelerado. Acredita-se que os batimentos cardíacos dos animais tendem a ser inversamente proporcionais ao tamanho, mas não se sabe ao certo porque isso acontece.