Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vista como algo positivo, mas, na verdade, esse nível exagerado de desconfiança não é bom para o animal. O cachorro bravo pode atacar quando menos se espera, tanto convidados quanto membros da própria família, e isso não é saudável para a convivência com o pet.
Por isso, quem tem um cãozinho com uma personalidade mais imponente, pode ficar se perguntando: como amenizar o temperamento de um cachorro bravo? Felizmente, algumas dicas podem ajudar bastante no treinamento desses pets. Veja abaixo 5 segredos para deixar um cachorro bravo mais tranquilo e manso!
1) É importante entender o porquê você tem um cachorro bravo
Você já tentou entender o que leva seu cãozinho a ficar bravo? Quais são as reais motivações por trás dos rosnados e latidos de cachorro bravo? Pois saiba que esse é o primeiro passo para aprender a lidar com esse tipo de comportamento.
Às vezes o cão fica estressado com a presença de estranhos, principalmente quando pessoas desconhecidas começam a invadir o seu espaço. Isso muitas vezes se aplica a uma visita que chegou na sua casa e fez uma aproximação repentina com o pet. Ou também pode acontecer durante os passeios e quaisquer momentos em que o cachorro sente que precisa demonstrar uma certa autoridade, demarcando seu território.
2) Os tutores devem afastar os estímulos que deixam o cachorro bravo
Se você tem um cachorro bravo e que não se dá muito bem com quem ele não conhece, é importante que as pessoas do seu convívio estejam cientes disso. Assim, ao receber uma visita, peça para que não cheguem muito perto do seu cãozinho e nem tente fazer carinho nele, por exemplo. Na verdade, o ideal é deixar que o próprio cachorro tenha a iniciativa de fazer os primeiros contatos, sempre no tempo dele e do jeito que ele se sentir confortável.
Afastar esses estímulos que podem ocasionar um cachorro bravo é a melhor maneira de evitar um estresse ainda maior e que pode até botar em risco a segurança dos envolvidos. Por isso, reconhecer os gatilhos e afastá-los é sempre o melhor a se fazer em um primeiro momento.
3) Brigar e castigar um cachorro bravo está fora de cogitação
Muita gente pensa que castigar e punir o animal quando ele está bravo vai fazê-lo mudar de postura, quando isso, na verdade, só tende a piorar o comportamento de um cachorro bravo (deixando-o mais bravo ainda!). Qualquer tipo de violência contra um animal é considerado maus-tratos, um crime previsto em lei, e que pode deixar o cachorro com medo, agressivo e reativo. Por isso, esse tipo de atitude deve ser evitada.
4) Treinamentos para acalmar um cachorro bravo devem usar reforços positivos
O adestramento de cães que têm um temperamento mais agressivo requer calma e paciência. Não é de uma hora para outra que o animal vai começar a ficar mais receptivo. Mas, quando ele tiver um bom comportamento, é fundamental buscar fazer associações positivas com petiscos, carinho e elogio. Ou seja, se o cãozinho deixou alguém se aproximar e se comportou bem, sem rosnar ou avançar, você deve recompensá-lo para que ele volte a agir daquela maneira. Repita isso várias vezes até que vire algo natural para o pet.
5) Gastar energia e socializar ajudam a afastar a bravura do cachorro
Além de entender o que motiva os latidos de cachorro bravo e de tentar deixar o temperamento do animal mais equilibrado, alguns cuidados devem ser incluídos na rotina com o seu pet. Passear com o cachorro e gastar a energia dele com brincadeiras e outras atividades, por exemplo, é algo que ajuda bastante a aliviar o estresse do animal e, consequentemente, deixa o cãozinho mais calmo.
A socialização é outro ponto muito importante! Quanto antes um cachorro for socializado, melhor será a relação dele com outras pessoas e animais. O ideal é apostar no processo de socialização quando o cão ainda é filhote, logo no primeiro ano de vida, mas nada impede que cachorros mais velhos também sejam socializados - desde que passem pelo treinamento correto.
6) Em último caso, um adestrador profissional pode ajudar seu cachorro bravo
Se mesmo seguindo todos os passos, nada resolver, talvez seu cachorro precise de ajuda especializada. Separar um dinheirinho para contratar o serviço de um adestrador de cães profissional pode ser a melhor alternativa para aqueles animais que não respondem a nenhum tipo de estímulo positivo e se mostram irredutíveis na criação de relações sociais mais amigáveis. Talvez seja um cão que foi tão traumatizado ao longo da vida que apenas um profissional qualificado pode ajudar a reverter isso.