Você sabia que cachorro sente frio? Por terem uma pelagem fofinha, muitas pessoas acreditam que os cães estão sempre protegidos das temperaturas baixas. Porém, eles podem sofrer no frio assim como nós. Qualquer idoso, adulto ou filhote de cachorro sente frio se não estiver bem aquecido e, por isso, é papel do tutor deixar o animal o mais confortável possível nos meses gelados. Mas afinal, como saber se cachorro está com frio? Existem raças que sofrem mais com as temperaturas extremas do que outras? Como aquecer casinha de cachorro no inverno? O Patas da Casa te explica tudo isso e ainda dá dicas de como fazer roupa para cachorro usar nos dias frios com itens encontrados no seu próprio guarda-roupa. Confira!
A intensidade com que um cachorro sente frio varia de acordo com raça e idade
Muitas pessoas se questionam se cachorro sente frio e calor. A verdade é que as variações de temperatura afetam sim os cães. Pode ser estranho pensar que um cão como o Husky Siberiano sente frio, uma vez que sua grande quantidade de pelos parece ser extremamente quentinha, mas os pelos não são capazes de eliminar 100% do frio. Assim, qualquer cãozinho pode sofrer com as baixas temperaturas. Algumas raças, porém, costumam sentir mais frio do que outras.
Cães com dupla pelagem são naturalmente mais protegidos. Por isso, um cachorro de raça São Bernardo, Chow Chow, Border Collie ou Husky Siberiano sente frio, mas em uma intensidade bem menor que um cão de pelagem única ou com pelos muito finos - como é o caso do Shih Tzu, Bulldog Francês, Pinscher e Dachshund. Além disso, a idade também influencia. O cachorro filhote sente frio de forma mais intensa do que um cão adulto, assim como o idoso. Isso acontece porque os pets muito novinhos ou mais velhinhos têm a saúde mais frágil, fazendo com que o frio tenha um impacto maior. Por isso, um idoso ou um filhote de cachorro sente frio com mais intensidade e precisa de mais cuidados no inverno.
Como saber se meu cachorro está com frio? Observe algumas mudanças no comportamento
Se você quer aprender como saber se cachorro está com frio, fique atento a algumas alterações comportamentais. Quando nós estamos com frio, só queremos ficar debaixo da coberta. O mesmo acontece com os cães. Quando o cachorro sente frio, ele costuma passar uma grande parte do tempo deitado e encolhido na sua casinha. Além disso, o pet fica mais apático e sonolento. Assim como os gatos ficam mais quietos no frio - sim, gato sente frio também - os cães também ficam mais na deles. Outra maneira de como saber se o cachorro está com frio é observar se ele está choramingando, resmungando ou latindo mais. Essas são formas que o pet encontra de manifestar o desconforto causado pelas baixas temperaturas.
Cachorro com frio: sintomas físicos também ajudam a identificar
Algumas alterações no corpo do pet podem ajudar a identificar o cachorro com frio. Sintomas como patas e orelhas geladas, por exemplo, são muito frequentes. A temperatura corporal está mais baixa e isso acaba refletindo principalmente nessas partes do corpo. Além disso, outra forma de como saber se o cachorro está com frio é observar se ele está com a respiração mais lenta. O clima gelado torna o animal mais propenso a desenvolver certas doenças, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório. Assim, a respiração do cachorro pode ficar prejudicada. Outro sinal bastante perceptível é o cachorro tremendo, reação natural do corpo ao frio extremo.
Como esquentar cachorro no frio? Confira algumas dicas essenciais
Como explicamos, o cachorro com frio fica mais propenso a desenvolver problemas de saúde. Gripe canina e bronquite canina, por exemplo, são algumas das doenças de cachorro mais comuns no inverno e que precisam ser evitadas principalmente nessa época do ano. Uma boa maneira de preveni-las é controlando a temperatura do cachorro. Sintomas apresentados pelo pet já são um indicativo de que o organismo está tentando naturalmente equilibrar a temperatura. Porém, o tutor pode dar uma ajudinha. Mas afinal: como esquentar cachorro no frio?
O primeiro passo é saber o que colocar na casinha de cachorro para aquecer o cão. Afinal, esse é o local onde o pet mais fica e precisa ser o mais quentinho possível. A melhor maneira de como aquecer cachorro dentro da casinha no frio é colocando mantas extras lá dentro. O cobertor para cachorro é uma ótima ajuda nesse momento, assim como um tapetinho para evitar o contato direto entre o animal e o chão gelado. Outra maneira de como aquecer casinha de cachorro é colocá-la em um cômodo mais quentinho da casa. Evite deixá-la perto de janelas e portas, pois nesses locais há maior exposição a correntes de ar gelado.
Como fazer roupa para cachorro ficar aquecido no frio?
Além de saber o que colocar na casinha de cachorro para aquecer, você pode apostar em outros métodos de como esquentar cachorro no frio. Uma dica é lançar mão de roupa de frio para cachorro. Além de estiloso, o pet fica bem mais protegido. Existem muitas opções em lojas de pet shop, basta comprar uma roupinha que esteja do tamanho adequado ao seu animal (não pode ser muito apertada nem muito larga). Porém, aprender como fazer roupas para cachorro é a opção mais econômica. O processo de customização é mais fácil do que se imagina. Basta utilizar algumas peças antigas do seu guarda-roupa que logo você terá uma linda roupa de frio para cachorro. Confira algumas dicas:
Como fazer roupa para cachorro com meia: sabe aquele par de meias velho que você tem? Pode ser muito útil no preparo de roupinhas para cães de pequeno porte. O primeiro passo de como fazer roupa para cachorro com meia é cortar as extremidades para passar pelo corpo do cão. Depois, faça os furos por onde as patinhas passarão. Pronto! É uma boa dica de como fazer roupa para cachorro à mão, pois pode ser feita apenas com o auxílio de uma tesoura.
Como fazer roupa para cachorro com blusa de frio: um casaco antigo pode se tornar uma ótima roupinha para o doguinho. O processo de como fazer roupa para cachorro com blusa de frio é bem simples. Pegue uma blusa de mangas compridas e corte as mangas (cada uma delas funciona como uma roupinha). Então, você deve arredondar as extremidades, por onde o corpo do pet vai passar. Recorte um pouco da parte de dentro para evitar que o tecido fique em contato com as partes íntimas e impeça o pet de fazer suas necessidades. Por fim, faça os furinhos para as patinhas. Viu como fazer roupinha para cachorro é fácil?
Como fazer roupa de frio para cachorro com calça de moletom: aquela calça de moletom que você já não usa mais pode se tornar uma linda roupinha. O passo a passo de como fazer roupas para cachorro com calça ou blusa de frio é praticamente o mesmo. Cada perna servirá como uma roupinha. Basta fazer os cortes para patas e partes íntimas que está pronto. Essas dicas de como fazer roupa para cachorro fácil são práticas e ajudam a deixar o pet bem mais protegido nos dias gelados.
Redação: Maria Luísa Pimenta
Edição: Mariana Fernandes