Tosar cachorro no verão é uma questão que sempre levanta dúvidas entre os tutores. Quando vemos aqueles pelos enormes no corpo do animal logo imaginamos que ele deve sofrer bastante nos dias mais quentes. É por isso que muitos tutores sentem pena e optam por tosar cachorro no verão Por outro lado, nem todos os especialistas indicam a tosa especificamente para diminuir o calor. Mas afinal, qual lado está certo? Entenda de uma vez por todas se faz mal ou não tosar cachorro nesse período do ano.
Afinal, pode tosar cachorro no verão?
A anatomia do cachorro funciona de uma maneira diferente da humana. Os cães não possuem glândulas sudoríparas no corpo, portanto, a produção de suor é bem diferente do que estamos acostumados: eles suam através das almofadinhas das patas. Isso significa que o cachorro sente calor de um jeito diferente e os pelos não trazem tanto incômodo como imaginamos. A pelagem, na verdade, ajuda a controlar a temperatura porque possui função de isolante térmico. A falta de pelos no verão pode acabar fazendo com que o cão absorva muito mais calor, levando até mesmo a quadros graves de superaquecimento e hipertermia.
Porém, isso não quer dizer que a tosa não pode ser feita em nenhuma hipótese. A incidência de pulgas e carrapatos aumenta bastante no verão e a tosa pode facilitar a identificação dos parasitas. Além disso, a tosa diminui a sujeira na pelagem do animal. A resposta certa para se pode tosar cachorro no verão ou não é que depende! Como existem prós e contras, o ideal é sempre checar se a raça do seu cão se beneficia ou não com o corte dos pelos durante os meses mais quentes do ano.
Raças de cachorro que podem ser tosadas no verão
As raças de cachorro que mais se beneficiam com a tosa no verão são aquelas que possuem pelos de crescimento contínuo. A pelagem desse pet cresce de forma regular e, por isso, não há mal nenhum em aparar seus fios. Alguns exemplos de raça de cachorro que podem ser tosadas no verão são Poodle, Shih Tzu e Bichón Frisé.
Existem alguns tipos de tosa mais específicas para essas raças com técnicas que se adaptam a anatomia e necessidades de cada pet. As tosas de Shih Tzu, Poodle e Schnauzer, por exemplo, ajudam a manter algumas das características mais marcantes desses cães. A tosa bebê e a tosa leão são outros exemplos de cortes muito pedidos. De qualquer forma, nunca é indicado retirar totalmente a pelagem, por isso busque profissionais especializados.
Raças de cachorro que não podem ser tosadas no verão
Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas as raças de pelagem mais densa são justamente aquelas que não podem ser tosadas no verão. Isso acontece porque elas possuem uma pelagem dupla. A tosa pode acabar prejudicando a pelagem primária, o que pode levar a sérios problemas de pele. Chow Chow, Samoieda e Husky Siberiano são alguns exemplos de raças que não devem ser tosadas nem mesmo nos meses mais quentes.
Posso usar máquina de tosar cachorro para aparar pelos no verão?
Muitos tutores optam por usar uma máquina de tosa para cachorro para aparar os pelos do animal em casa nos dias mais quentes. Caso você tenha prática e saiba como fazer o corte, não há problema algum se ele não for de uma raça em que a tosa não é aconselhada. Porém, o ideal é sempre deixar que um profissional realize o serviço, principalmente no caso de raças que precisam se uma tosa mais específica. A máquina de tosar cachorro é muito útil na hora de realizar a tosa higiênica, um tipo de corte que serve apenas para aparar os fios em regiões que acumulam muita sujeira, como patas, focinho e partes íntimas.
Como saber se o cachorro está com calor?
O fato da pelagem atuar como um isolante térmico não impede que o cachorro sinta calor, mas acontece de outras formas. O verão é tão quente para os pets como é para os humanos. Por isso, é sempre importante estar atento aos sinais do cachorro com calor. Além de sentir mais sede, o animal pode ficar com a língua mais pra fora e apresentar salivação excessiva. Nos dias muito quentes, o cachorro também pode ficar mais quieto e não sentir fome.
Em casos mais sérios de hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal), o cachorro pode apresentar convulsões, confusão mental, diarreia e língua arroxeada. Esse é um quadro muito grave e que precisa de atendimento médico imediato.
Como refrescar o cachorro com calor no verão?
Tosar cachorro pode até ajudar alguns cães no verão, mas não é indicado para todas as raças e também não funciona ativamente na redução do calor. Existem outras medidas muito mais indicadas para refrescar o cão no verão. A primeira dica é sempre deixar água disponível, de preferência gelada e fresca. Você também pode colocar cubos de gelo no potinho do cão para ele ficar lambendo. Sempre leve uma garrafinha de água para o cachorro quando sair de casa. Aliás, prefira passeios antes das 9h ou após as 17h, quando o sol não está tão quente.
Quanto à alimentação, você pode investir na ração úmida, frutas congeladas e picolé para cachorro, que vão aliviar o calor no pet. Quando estiver em casa, sempre deixe o ventilador ligado e as janelas abertas para garantir que o ar fique mais arejado. Por fim, vale investir também no tapete gelado para cachorro. Esse acessório faz com que o animal se sinta bem fresquinho mesmo nos dias de calor intenso.