"Tinha que ser um gato laranja!" Se você já se deparou com vídeos nas redes sociais de gatos aprontando, as chances de se tratar de um laranjinha são altas. Donos de uma personalidade forte e confiante, os gatos de pelos alaranjados são extremamente carinhosos, mas também podem ser apocalípticos! Muitos miados, fome e travessuras fazem parte da rotina da família que tem um gato laranja em casa (pelo menos é o que dizem por aí). Apesar disso, os tutores garantem que eles têm charme inconfundível: a personalidade desses bichanos torna a convivência muito mais divertida!
Fomos atrás de respostas para descobrir se o gato laranja é realmente mais bagunceiro ou se essa é uma afirmação infundada. Confira a seguir!
O gato laranja é simpático e carinhoso
Quando se fala em gato laranja, uma das primeiras coisas que vem na cabeça da grande maioria das pessoas é a simpatia dos gatinhos dessa cor. Eles são amigáveis, falantes e adoram receber atenção, inclusive de estranhos. É por essa razão que os bichanos dessa cor, sejam de raça ou não, são considerados uma das raças de gato mais sociáveis que existem. Os laranjinhas se comunicam com os tutores com muitos miados de gato e podem ser bem insistentes e falantes quando não recebem a atenção que desejam. Por outro lado, são dengosos, gostam de receber e dar carinho para os tutores - se for um gato laranja filhote, então, a tendência é que ele seja ainda mais dócil que os adultos.
O gato laranja tende a ser mais bagunceiro
É bem provável que você já tenha escutado por aí que os gatos laranjas são mais bagunceiros que os bichanos de outras cores, mas será que isso é mesmo verdade? Cientificamente, não existe nenhum estudo que comprove a relação da cor laranja com a bagunça, mas já ficou comprovado que a cor de gato influencia na personalidade do animal. No caso dos gatos laranjas, um dos principais traços da personalidade observado por tutores e cientistas foi a hiperatividade. Eles são felinos agitados, extrovertidos, brincalhões e bastante curiosos. Por isso, podem se empolgar durante as brincadeiras e serem um pouco bagunceiros. Não é atoa que os gatos laranjas são chamados de apocalípticos pelos tutores, né?! Vale dizer que, as variações de cor dos laranjinhas também carregam essas características, seja o gato laranja e branco, o de pelo amarelado ou o ruivo.
O gato laranja é caseiro e um pouco preguiçoso
Pode parecer contraditório, mas embora o gato e a gata laranja sejam cheios de energia, eles também são preguiçosos. Inclusive, quando o assunto é preguiça, o gato Persa laranja é a raça que mais se destaca. Eles são gatos caseiros, gostam de fazer atividades dentro de casa, mas isso não significa que eles não fogem na primeira oportunidade por conta da curiosidade aflorada. Para evitar que eles escapem de casa, é importante impedir a saída do animal do ambiente, seja com tela de proteção para gatos ou muros que impeçam a fuga. Além disso, quando não estão aprontando, eles adoram tirar um cochilo em algum cantinho confortável. Ou seja, embora eles sejam bagunceiros, eles também são preguiçosos, o que equilibra e torna mais fácil a convivência com os gatos laranjas.
O gato laranja é comilão e adora um petisco
Se você cresceu dos anos 80 a diante, provavelmente já ouviu falar no Garfield, um gato laranja mais famoso das telinhas. Fã número um de lasanha, o Garfield é completamente louco por comida, assim como a maioria dos gatos laranjas. Eles estão sempre atrás de petiscos para gatos - e também petiscos humanos. Então é bem provável que, ao ter um gato laranja em casa, você tenha que lidar com ele implorando por um pedacinho das suas refeições. Inclusive, um dos nomes para gatos laranjas mais populares que existe é Garfield. Outros nomes para gato laranja famosos são Ginger, Pumpkin e Nemo.
Além de amar comer, o Garfield e a grande maioria dos gatos laranjas são preguiçosos. Por essa razão, eles precisam ter uma rotina de exercícios físicos, mas como são agitados, não é tão difícil convencê-lo a se exercitar. Esse cuidado com os laranjinhas é importante para evitar um gato obeso e os problemas associadas a essa doença.
Dicas para melhorar a convivência com o gato laranja
Agora que você já conhece as principais características da personalidade do gato laranja, é hora de conferir algumas dicas para melhorar a convivência com ele. A parte mais ‘complicada’ de conviver com um gato laranja tem bastante a ver com hiperatividade do felino. Como são muito agitados, eles podem ser um pouco bagunceiros se não receberem os estímulos e atenção que precisam. Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir na gatificação da casa para tornar o ambiente o mais divertido e atrativo possível para o gato laranja. Você pode espalhar prateleiras e nichos pela parede, oferecer brinquedos interativos para gatos e outros acessórios interessantes para o instinto felino, como arranhadores, camas suspensas e fontes de água.
O que significa sonhar com gato laranja?
A mente dos humanos é cheia de mistérios e é um tema que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Essa curiosidade aumenta ainda mais quando o assunto são os pensamentos e sonhos. Frequentemente, as pessoas buscam entender os significados por trás de seus sonhos, inclusive sonhar com gato laranja. Os sonhos podem ser interpretados de várias formas diferentes, mas de maneira geral, sonhar com gatos laranjas significa que você está muito apegado com coisas materiais. Ele também pode significar um alerta na vida amorosa, demonstrando que você está se doando demais em uma relação e não está sendo retribuída.