Gato

O que é Matatabi? Tudo sobre a erva parecida com catnip que afasta o estresse e deixa seu gato mais feliz

Publicado - 10 Fevereiro 2022 - 18h07

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabe o que é matatabi? Se ainda não conhece, a gente te explica: assim como o catnip, essa é uma plantinha que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os gateiros de plantão. Isso porque ao usar o matatabi, gato é beneficiado de diversas formas: além de ficar mais relaxado, os componentes presentes nele ajudam a aliviar os estresses e as tensões do pet. Ou seja, o resultado é seu gato feliz e mais disposto, o que contribui significativamente para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Como se trata de uma substância relativamente recente no universo pet, ainda existem muitas dúvidas sobre o matatabi para gatos que não foram totalmente esclarecidas. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem completa sobre o assunto, explicando como a substância atua no organismo felino e a forma certa de inseri-la na rotina dos bichanos. Confira!

Afinal, o que é matatabi?

O matatabi - ou “silver vine”, como é chamado em inglês - é um graveto que pertence a uma planta medicinal conhecida cientificamente pelo nome de Actinidia polygama. Com flores brancas e um fruto que lembra bastante o kiwi, a espécie é nativa do continente asiático e costuma crescer nos terrenos montanhosos do Japão e da China, com videiras que chegam a 6 metros de comprimento. Lá fora, essa plantinha já é utilizada pelos gateiros como um estimulante felino há muito tempo, mas no Brasil o produto ainda é considerado uma “novidade”.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Como funciona o matatabi para gatos?

Assim como a erva de gato, o matatabi contém algumas substâncias em sua composição que melhoram o humor do pet e afastam a irritação. No caso do catnip, a partícula presente é o nepetalactone; já no caso do matatabi, a combinação de actinidina e dihidroactinidiolide é o que deixa o gato feliz. Mas como será que esses componentes atuam no organismo felino?

É muito simples: depois que o gatinho cheira um palitinho de matatabi, as substâncias inaladas agem no sistema nervoso central do animal, aumentando a sensação de bem-estar e reduzindo os níveis de cortisol do corpo (consequentemente o estresse e a ansiedade). Além disso, como é uma opção totalmente natural e sem componentes tóxicos, o produto não é considerado prejudicial para os felinos.

Qual a diferença entre o matatabi e o catnip (erva de gato)?

Como já deu para perceber, os efeitos da erva de gato e do matatabi são bem parecidos: ambos afloram os sentidos felinos, aguçando ainda mais o instinto caçador desses animais. Com os estímulos provocados por essas substâncias, os gatinhos tendem a ficar mais ativos e deixam o sedentarismo de lado, então é uma ótima forma de incentivá-los durante as brincadeiras.

A grande diferença entre cada uma dessas plantinhas é a intensidade dos efeitos. O matatabi é considerado bem mais potente do que a erva de gato, então as reações chamam bastante atenção. A explicação é simples: a actinidina presente no matatabi é até 10 vezes mais forte do que a nepetalactone, contida na erva de gato. Mas, claro, os efeitos podem variar bastante de acordo com o organismo de cada animal.

 

gatos com matatabi para gatos
O matatabi para gatos normalmente é encontrado no formato de palitos

Quais são os efeitos do matatabi em gato?

 

Assim como o catnip, o matatabi modifica temporariamente o comportamento do gato, causando reações muitas vezes engraçadas e inusitadas. Mas não se preocupe: não quer dizer que seu bichinho vai mudar completamente de uma hora para outra e nem ficar dopado. Na verdade, ele só vai se sentir mais entusiasmado e aventureiro, livre para exercer seu comportamento natural. 

Para não restarem dúvidas, os efeitos mais comuns do silver vine são: gato correndo pela casa, pulando, mordiscando, afofando, lambendo, miando, brincando, ronronando, rolando e se esfregando nas coisas. Como vão estar com um espírito explorador, o animal também vai se sentir um verdadeiro predador, então é bem provável que ele procure presas para perseguir.

Depois que os efeitos passam, o que costuma durar entre 5 e 30 minutos, o bichano fica bem cansado e até mesmo relaxado por ter brincado tanto! Por isso, é normal encontrar o gato dormindo e tirando uma sonequinha logo em seguida.

Conheça os benefícios do matatabi para os pets

  • O matatabi deixa qualquer gato feliz;
  • As substâncias presentes no matatabi reduzem os níveis de cortisol, tranquilizando o pet;
  • Matatabi deixa o gato cheio de energia para brincar;
  • O uso regular de palitos de matatabi é uma ótima forma de afastar problemas como a obesidade felina;
  • O matatabi é uma plantinha 100% natural e que não oferece nenhum risco à saúde animal;
  • Se você tem um gato estressado, ansioso ou com depressão, o matatabi pode ajudá-lo;
  • Auxilia na higiene bucal felina, removendo placas bacterianas e tártaro em gatos de forma natural;

Qual a melhor forma de oferecer o matatabi para gatos?

Agora que você já sabe quase tudo sobre o matatabi (silver vine) e seus benefícios, deve estar se perguntando: como inserir o produto na rotina do meu pet? Bom, os palitos de matatabi para gatos - ou sticks - podem ser encontrados facilmente na internet, com variação de preço entre R$ 10 e R$ 35 (dependendo da marca e loja). Você pode oferecê-los puros para o pet brincar, como também pode amarrar brinquedos de cordinha na ponta para se divertir junto com ele. Além disso, também existem brinquedos para gatos que já vêm com a substância do matatabi no interior.

E lembre-se: o intuito é fazer com que o bichano cheire o matatabi para surtir algum efeito. Os componentes precisam ser inalados para chegar ao sistema nervoso felino e estimular o pet, causando todas as sensações ditas acima.

 

matatabi: gato experimentando matatabi para gatos
Matatabi: gato desperta seu lado caçador e brincalhão depois do contato com a erva

7 perguntas e respostas sobre o uso de matatabi para gatos

 

1) O matatabi pode ser prejudicial para a saúde felina?

Não. Ao contrário do que alguns pais de pet podem pensar, não tem nenhum risco em oferecer o matatabi para gatos. A plantinha é livre de substâncias tóxicas e prejudiciais para o organismo felino, então não fará mal para o seu gatinho.

2) Sobre o uso de matatabi, filhote pode ter contato com a erva?

Depende. O ideal é oferecer o matatabi para gatos a partir de 4 meses de idade por uma questão de segurança, já que esses animais tendem a ficar muito agitados e ativos com a inalação da planta. Ainda assim, recomenda-se que todo o contato com a erva seja supervisionado. Fora isso, não existe qualquer restrição ou contraindicação para o uso de matatabi.

3) O matatabi causa dependência?

Não. Esse costuma ser um dos maiores receios entre os tutores, mas não há com o que se preocupar porque o matatabi não causa nenhum tipo de vício ou dependência no animal. Na verdade, o que pode ocorrer é o inverso: se o gatinho usar o matatabi com uma frequência muito grande, pode acabar ficando “imune” aos efeitos da erva (seja silver vine ou catnip). Por isso, uma dica é brincar com o matatabi em intervalos espaçados, e não todos os dias.

4) O matatabi é realmente mais potente do que o catnip?

Sim. Ainda que as substâncias tenham efeitos bem parecidos, já foi comprovado que o matatabi é até 10 vezes mais potente do que o catnip. Isso quer dizer que os felinos se sentem muito mais estimulados com os palitos de matatabi para gatos do que com a famosa erva catnip.

5) O que é melhor: silver vine ou catnip para gatos?

Depende. Na disputa matatabi x catnip, a resposta vai depender muito da reação do seu gatinho a cada uma dessas opções. Geralmente quando o catnip não surte muito efeito no animal, o matatabi é uma alternativa que costuma funcionar (principalmente porque é bem mais potente). Além disso, é comum que a maioria dos felinos se interesse mais pelo matatabi do que pela erva de gato, mas isso não é uma regra. Para saber qual a preferência do seu pet, vale testar as duas plantinhas e observar como o animal reage a cada uma delas.

6) Matatabi funciona em humanos?

Não. Assim como a erva de gato, o matatabi é uma plantinha que afeta exclusivamente os felinos, não os humanos. Então nada de tentar fazer alguma brincadeira com esses gravetos, porque não vai funcionar. Por outro lado, uma curiosidade é que o matatabi às vezes é utilizado para auxiliar no tratamento de algumas doenças humanas (desde que tudo seja feito com orientação profissional).

7) Como saber se o gato está feliz com o matatabi?

Pode parecer besteira, mas essa pergunta também é bem comum. Como já foi dito, o matatabi costuma provocar certas reações no organismo do animal, então é muito fácil descobrir se o gato está feliz ou não: em caso positivo, ele vai apresentar um ou mais comportamentos mencionados, como correr, pular, brincar. Já se o matatabi não fizer efeito, nada vai mudar na atitude do felino.

Como acalmar um gato estressado? Conheça outras opções além do matatabi

Tanto o matatabi quanto o catnip ajudam a relaxar os gatinhos, mas não são as únicas alternativas possíveis. O uso de feromônios para gatos, bem como o de floral para gatos estressados, também costumam ser recomendados para os bichanos nessas situações. No entanto, assim como qualquer tipo de medicamento - natural ou não -, eles devem ser recomendados e supervisionados por um profissional de confiança.

Além disso, se você tem um gato estressado dentro de casa, outras formas de aliviar esse sentimento nos pets é promovendo o enriquecimento ambiental. Brinquedos, arranhadores para gatos, prateleiras, nichos: tudo isso ajuda o gatinho a ficar mais relaxado e menos estressado.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas