Ver um gato piscando é algo absolutamente normal, pois é uma forma de manter os olhos úmidos e protegidos. Mas você sabia que quando o gato pisca lentamente na sua direção é porque ele está tentando se comunicar com você? É isso mesmo: as piscadas fazem parte da linguagem corporal felina. Então, dependendo de como o gato pisca, pode ser que o animal esteja tentando lhe dizer algo. Entenda a seguir!
O gato piscando pode revelar mais do que você imagina
Segundo pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, o gato piscando lentamente tem um papel fundamental na comunicação dos bichanos. O estreitamento dos olhos, movimento que normalmente é causado pelas piscadas lentas, é o grande responsável por isso e vai muito além de simplesmente lubrificar os olhos.
De acordo com o estudo, o gato pisca devagar apenas quando se sente confortável em uma situação e deseja interagir positivamente com os humanos. Então, se ver gatos piscando lentamente na sua direção, saiba que esse é um ótimo sinal, pois é, basicamente, como se eles estivessem sorrindo para você e te dizendo o quanto eles se sentem bem ao seu lado.
Quando o gato pisca e você pisca de volta, vocês criam uma conexão
Ainda conforme o estudo, dois experimentos foram feitos para chegar à conclusão de que o gato piscando lentamente é uma forma de se comunicar e, principalmente, de se conectar com os humanos.
No primeiro, participaram 21 gatos de 14 famílias diferentes e seus tutores. Os animais foram observados sozinhos, e depois na presença dos donos. Na segunda situação, os humanos deveriam se sentar a um metro de distância dos pets e piscar lentamente para eles. Como resultado, foi provado que é mais fácil ver um gato piscando lentamente após os tutores fazerem o mesmo movimento na direção deles, como se fosse uma ‘resposta’ à nossa linguagem.
Já no segundo experimento, participaram 24 gatos de 8 famílias diferentes, mas os tutores não participaram. Na verdade, foram os próprios pesquisadores que desempenharam o papel de piscar para os pets a uma distância de um metro. Curiosamente, os bichanos responderam positivamente à interação, piscando lentamente de volta.
A diferença é que, dessa vez, os pesquisadores também deveriam estender a mão na direção dos gatinhos para testar o nível de confiança do animal após as piscadas. O resultado mostrou que os felinos são mais propensos a se aproximar de alguém quando essa pessoa pisca lentamente para eles antes. Então se você ainda não sabe como ganhar a confiança de um gato, a dica é piscar bem devagar para ele primeiro - e esperar ele fazer o mesmo!
Entender a linguagem dos gatos não é tão difícil quanto parece
A linguagem corporal dos gatos é cheia de detalhes, mas não é tão difícil de ser interpretada. Como já deu para perceber, o gato piscando um olho só ou os dois olhos lentamente significa que o gatinho confia naquela pessoa e se sente à vontade com ela. Porém, existem vários outros sinais do amor de gato que muitas vezes passam despercebidos pelo nosso olhar, como:
- Deitar de barriga para cima
- Amassar pãozinho
- Ronronar
- Dar lambidinhas
- Seguir o dono pela casa
- Entregar ‘presentes’ para o dono
- Se esfregar nas suas pernas
Se o seu pet faz tudo isso, ele com certeza te ama! Mas, de qualquer forma, também é importante descobrir como funciona a linguagem dos gatos a partir de diferentes perspectivas. O movimento das orelhas, da cauda, os miados e a postura geral do animal podem dizer muito sobre como o animal se sente.