É sempre bom dar uma variada no cardápio canino, e uma das melhores formas de fazer isso é incluindo alguns petiscos pouco convencionais — mas muito saudáveis — na dieta do seu amigo. As frutas para cachorro, assim como os legumes e as verduras, são uma ótima opção para isso. No entanto, é importante ficar atento, pois não são todos os alimentos que são liberados para os cães — alguns frutos, verduras e legumes para cachorro são potencialmente tóxicos.
Para não ter erro, os veterinários costumam liberar apenas aquilo que não vai prejudicar a saúde do animal — e mesmo assim, em caso de dúvidas, é bom consultar um veterinário. Veja a seguir uma lista com as frutas e vegetais que costumam ser liberados para os cachorros!
Frutas, verduras e legumes para cachorro devem servir como mero petisco
Mesmo que sejam liberados, esses alimentos não devem nunca substituir as refeições principais com a ração de cachorro. Eles devem ser oferecidos apenas em pequenas porções, como se fossem realmente petiscos. A quantidade geralmente varia de acordo com o peso do animal, e para isso é importante consultar um veterinário de confiança. Veja abaixo quais são as frutas, verduras e legumes para cachorro que são liberados:
Frutas para cachorro
Verduras para cachorro
- Alface
- Espinafre
- Couve
- Agrião
- Salsa
- Manjericão
- Quiabo
- Repolho
Legumes para cachorro
- Vagem
- Brócolis
- Chuchu
- Couve-flor
- Beterraba
- Abóbora
- Abobrinha
- Cenoura
- Batata
- Batata-doce
- Jiló
- Pepino
Algumas frutas para cachorro precisam de cautela
Além da lista, existem ainda algumas opções de frutas que pode dar para cachorro, mas sempre com muito cuidado. É o caso do mamão para cachorro, que pode ser benéfico para cães com condições de saúde normais, mas não é indicado para um cachorro com diarreia, por exemplo.
O coco é outra fruta que precisa de atenção, pois quando consumido em excesso pode provocar problemas intestinais no animal. Já o caqui não é indicado para cachorros diabéticos e/ou obesos por causa da alta concentração de açúcar da fruta.
Outras recomendações gerais antes de dar frutas para cachorro é se certificar de remover a casca e sementes. No caso da maçã e da pera, por exemplo, as sementes do fruto contêm uma substância extremamente tóxica para os animais, que é o cianeto. Uma dica é sempre tirar a casa e cortar a fruta em pedacinhos sem sementes.
Como preparar legumes para cachorro? E verduras?
Existem verduras e legumes para cachorro pouco calóricos e que podem incrementar tranquilamente a dieta do animal. A maior dúvida, nesses casos, é como deve ser o modo de preparo dos vegetais. A principal dica é oferecer os alimentos cozidos ou no vapor. Se decidir cozinhar, lembre-se de usar água pura para ferver — não pode haver o acréscimo de sal, pimenta nem outros temperos, pois podem fazer mal à saúde do animal.
Até existem alguns tipos de verduras e legumes para cachorro que podem ser oferecidos crus aos pets, como a cenoura e o pepino. Mas, no geral, a recomendação é cozinhar ou preparar os vegetais no vapor (principalmente as batatas, que podem ter um componente tóxico antes de cozidas).
Veja também uma lista de frutas, legumes e verduras que o cachorro não pode comer!
Além de saber o que o cachorro pode comer, o tutor também deve ficar atento com os alimentos ‘proibidos’ para cães. Ou seja, aqueles alimentos que podem causar uma intoxicação ou problema grave de saúde. Confira quais frutas e vegetais que o cachorro não pode comer:
Vale lembrar que, caso o animal consuma qualquer um desses alimentos, é importante buscar ajuda profissional. Um cachorro intoxicado geralmente apresenta sintomas como taquicardia, salivação excessiva, tremores e convulsões, e precisa de atendimento veterinário imediato.